Na semana passada, Conceição Evaristo, mulher negra, escritora, intelectual, acadêmica, ativista e referência de vida para muitxs, entregou uma carta em que se autoapresenta à candidata para a sétima cadeira da Academia Brasileira de Letras (ABL). Oriunda da periferia de Belo Horizonte – MG, ao longo de sua vida juvenil e adulta teve que conciliar estudos e trabalhos, até que aos 25 anos concluiu os estudos sencudários e em 1973 foi aprovada para o magistério e se mudou para o Rio de Janeiro, local onde fez a graduação, mestrado e doutorado e ingressou como professora no magistério superior.
Conceição Evaristo escreveu diversas obras: Becos da memória, Olhos D’agua, Ponciá Vicêncio etc., ademais poesias, poemas. Em sua trajetória como escritora buscou dar centralidade à temáticas sobre a população negra, reivindicando sua ancestralidade na forma de viver e contar suas histórias, que, penso eu, também são formas de aprender determinados períodos da história do Brasil, basta ler Becos da memória e nos lembraremos das inúmeras remoções habitacionais e toda violência produzida por ações governamentais.
Por outro lado, a autora também inaugura um conceito fundamental para a produção escrita: a escrevivência. Um dia assistindo uma de suas palestras, ela assim sintetizou o que denomina de escrevivência: “é a forma em que eu, mulher negra me vejo, me percebo no mundo e escrevo”. A leitora e o leitor se ainda não tiveram a oportunidade de ler algum livro ou poesia dessa grande escritora, aceite a dica e o faça. Serão dias de reflexão, conforto, acalento e aprendizado.
Por esses e milhões de outros motivos que Conceição Evaristo deverá ocupar a cadeira 7 na ABL, será a terceira pessoa negra a ocupar esse espaço branco, heteronormativo, patriarcal e elitista e a primeira mulher negra. Isso mesmo, a primeira mulher negra, é justo, é digno e necessário que ela lá esteja nos representando, pois só assim, me sentirei representada naquele lugar. Chega de homens e brancos, nós negrxs sempre produzimos com alto nível de qualidade e já passou da hora de estarmos lá. Conceição Evaristo na ABL é um ato de direito e de fato. #queremosconceiçãoevaristonaabl.