O Projeto Ler Pra Ser entregou uma biblioteca intinerante “Caixa de Histórias”, no Quilombo Inhanhum, que fica localizado no município de Santa Maria da Boa Vista, no Agreste de Pernambuco. A biblioteca é equipada em uma caixa de madeira, sobre rodas, e vai circular, diariamente, com um acervo de aproximadamente 50 títulos com maioria das obras de autoras e autores negros à nivel estadual e nacional. 

Crédito: Jennyfhem Mendonça

O equipamento cultural é uma iniciativa da Liga Criativa, e tem como objetivo incentivar a leitura entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que residem em áreas rurais e quilombolas da localidade. As obras retratam temas ligados às questões do direito à infância, novas famílias, feminismo, identidade negra, indígena,  entre outras temáticas. Inclusive, alguns dos livros dispõe de recursos de Braile –  sistema de escrita tátil utilizado para pessoas com deficiência visual.

Crédito: Jennyfhem Mendonça

A programação da entrega incluiu o lançamento da “Revista Inspiração”. A obra, busca revelar, por meio de fotografias, textos e informações de artistas, grupos e instituições culturais, ações de leitura e literatura que acontecem de forma independente, em várias Regiões de Desenvolvimento do Estado, 

Eliz Galvão, idealizadora e coordenadora do projeto, comenta: “Estamos orgulhosos de poder contribuir e fortalecer com a política pública do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, em Pernambuco. As ações do projeto são pensadas a partir da ideia do incentivo à leitura e de formação de leitores como fator de cidadania e ferramenta para a conquista de melhores índices de desenvolvimento humano e social dessas localidades”.

Crédito: Jennyfhem Mendonça

Ao todo, ao longo de quatro edições do projeto Ler Pra Ser, já foram entregues 15 “Caixas de Histórias”. O local escolhido é identificado como a maior população reconhecida como pessoas negras, segundo dados do último censo do IBGE