Hoje, vinte de setembro de dois mil e dezenove, o professor Drº Sílvio de Almeida estará na Escola de Serviço Social da UFRJ para lançar o seu livro e realizar a conferência sobre o que é racismo estrutural. Um debate mais que necessário na sociedade brasileira.
Em seu livro Sílvio de Almeida apresenta os determinantes econômicos, sociais, políticos e culturais sobre o racismo que estrutura toda organização social no Brasil, o que implica que todo o seu funcionamento reproduza o racismo.
A tese do professor aborda a história do país desde o período escravocrata, que, por sua configuração colocou a população negra africana e posteriormente a afro-brasileira como um povo marginalizado e que no Pós-abolição formalizou essa desigualdade social, vez que o governo brasileiro participou do tráfico negreiro e não se responsabilizou pelo destino social das/ os negras/os libertos.
Vamos colorir esse debate hoje na UFRJ e dar coro a quem está preocupado com o racismo que mata e encarcera todos os dias, e mais, que vislumbra uma sociedade em que ser negra/ o não seja um risco de morte e sim sinônimo de beleza, fortaleza e ancestralidade. Ubuntu, Sílvio de Almeida.