Rebecka França, mulher trans, oriunda da periferia de Natal, professora de Geografia, especialização em Educação Ambiental e Geografia, Mestrado em Ensino da Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN e ativista dos direitos LGBTQIA+ , assumiu a coordenação de Diversidade Sexual e Gênero (Codis) do Estado do Rio Grande do Norte.
A Codis, faz parte da Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).
Rebecka, também é coordenadora geral da Associação de Travestis e Transexuais Potiguares na Ação pela Coerência no Rio Grande do Norte (ATTRANSPARENCIA-RN), entidade filiada à Rede Trans Brasil.
Quem coordenava a Codis era a jornalista, Janaína Lima, também uma mulher trans.
Rebecka, já foi homenageada 5 vezes pela Câmara de Vereadores de Natal, em reconhecimento pela luta da população LGBTQIA+ da capital potiguar. Ela tem sua origem no Bairro Nossa Senhora de Nazaré, comunidade “Beco da Vaca”, onde estudou até o ensino médio, em escola pública. Ela também recebeu a Comenda Câmara Cascudo entregue pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Um dos principais objetivos da nova coordenadora é consolidar o pagamento das bolsas do Programa “Transcidadania”, que visa o reconhecimento dos direitos humanos, o acesso à cidadania e a qualificação e humanização do atendimento prestado às pessoas transgêneros, travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social.
“Iremos dar continuidade ao trabalho da Janaina, chegamos agora no setor, estou observando o andamento das ações e irei verificar com a Deputada Natalia Bonavides as questões das bolsas do Programa Transcidadania, que ainda não foram pagam às meninas do projeto”, disse Rebecka de França.