Recife: 12ª edição do Galo da Madrugada promove o Forrozão Galo Solidário

Crédito: Reprodução

O Galo da Madrugada realiza, nos próximos dias 08 e 09, a 12ª edição do evento junino Forrozão do Galo – este ano, com o nome Forrozão Galo Solidário, na Praça Sérgio Loreto, Bairro de São José (centro do Recife).

A programação será toda gratuita e contará com trios elétricos, cortejo junino, cidade cenográfica, polo com forró pé-de-serra, entre outras manifestações culturais.

A festa começa às 19h e funcionará também como ponto de arrecadação de donativos (alimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene, etc.) em favor das vítimas das tragédias provocadas pelo temporal no Estado.

O evento que já é considerado, nos últimos anos fazendo parte da abertura oficial do São João no Recife, teve sua data inicial adiada por conta das fortes chuvas na capital pernambucana.

O Forrozão do Galo divide-se nos seguintes polos:

Polo Musical, que inclui os shows no palco e nos três trios elétricos;

Polo Raízes, que consiste num espaço exclusivo de apresentações instrumentais e de forró-pé-de-serra – entre as atrações, a Orquestra Mirim do Galo da Madrugada, formada por alunos da Escola de Música Maestro Lima Neto, iniciativa social do bloco;

Polo Gastronômico, com 25 barracas com comidas típicas e bebidas à venda;

Polo das Artes, que corresponde à cidade cenográfica montada no entorno da Praça (assinada pelo artista Acácio Damascena), que contará, inclusive, com exposição de obras de arte produzidas por artesãos pernambucanos.

A iniciativa tem como objetivo, ainda, contribuir para a geração de renda na cidade, uma vez que estima-se cerca de 2 mil trabalhadores, direta ou indiretamente, envolvidos na realização do “Forrozão”. “Todo o lucro das vendas das barracas, por exemplo, é revertido para os moradores dos Bairros do Coque e vizinhanças”, acrescenta o presidente do Galo.

Forrazão do Galo Edição 11ª, em 2019- Crédito: Reprodução

Programação

Dia 08: Gustavo Travassos, Loirão, Joelma (palco), Bia Villa-Chan, Asas da América e Fabiana Pimentinha (trios elétricos).

Dia 09: Forró do Muído, Michelle Melo, Benil (palco), Bia Villa-Chan, Asas da América e Ivan Gadelha (trios elétricos).

  • Cortejo junino (acompanhando os trios elétricos): Balões, Bandeiras de São João, santo Antônio e São Pedro, Bacamarteiros de Caruaru, carros alegóricos e quadrilhas juninas Origem Nordestina, Dona Matuta, Zabumba e Raio de Sol.
  • Polo Raízes (apresentações da Orquestra Mirim do Galo da Madrugada, quadrilhas mirins – Fusão, Sapeca, Menezes na Roça e Brincant’s -, Forró do Viena e Boneca Karolina.
  • Outros atrativos: cidade cenográfica (com exposição de peças em barro de artesãos pernambucanos) e barracas com comidas típicas e bebidas à venda.
  • O evento será ponto de arrecadação de doações (alimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene, etc.) para as vítimas das chuvas em Pernambuco.
  • Um cortejo junino, que acompanha os trios elétricos, irá trazer um apanhado de símbolos e manifestações culturais das festas juninas, como quadrilhas, carro alegórico com figuras folclóricas, bonecos gigantes, bacamarteiros, grupos de xaxado e bandeiras dos santos celebrados no mês de junho – Santo Antônio, São João e São Pedro -, entre outros elementos.
O Forrozão do Galo 2022 tem o patrocínio de Brahma, Bet Nacional, Pitu, Prefeitura do Recife e Empetur/ Governo de Pernambuco.
Crédito: Divulgação
Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas