Blocos Líricos e Maestro Spok abriram a noite da última segunda-feira, 03, no Marco Zero, com homenagem à tradição pernambucana. O local que é considerado o coração do Carnaval no Recife, reuniu uma multidão de foliões em uma noite repleta de festa e diversidade cultural. A programação foi um caldeirão de ritmos, unindo tradição, frevo, rock e rap. Na Praça do Arsenal, o Coral Edgard Moraes se apresentou ao lado de artistas como Getúlio Cavalcanti, Dalva Torres e o Bonde.

A festa iníciou com o Encontro dos tradicionais Blocos Líricos, seguido pela apresentação do Maestro Spok e sua Orquestra. O maestro trouxe ao palco participações especiais do Grupo Bongar, Mestre Meia Noite, Orun Santana, Daruê Malungo, Pai Ivo de Xambá, Grupo Xambá das Yabas e Maria Helena Sampaio. O público delirou com um show que celebrou influências afro-indígenas, ancestralidade e representatividade.

Ao final da apresentação, o Maestro Spok fez um apelo à prefeitura do Recife, destacando a importância da presença e participação ativa de artistas e grupos representantes das religiões de matriz africana na programação do palco Marco Zero todos os anos.

A energia do manguebeat tomou conta do palco com a Nação Zumbi, uma referência da música pernambucana no cenário mundial. Em seguida, a BaianaSystem, uma das atrações mais aguardadas da noite, animou a plateia, que se entregou à dança. O rapper Xamã foi o responsável por encerrar a programação da noite, garantindo que a festa fosse memorável.

Crédito (Fotos e vídeos): Anderson Gonzaga