O Abril Pro Rock (APR) volta a realizar sua exposição — Poster Arte Design IX. A mostra, que chega em 2023 a sua 9ª edição, na sala Alcir Lacerda, situada no Observatório Cultural Torre Malakoff, no centro do Recife (Praça do Arsenal – Recife Antigo). A entrada é gratuita e o funcionamento acontece de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos domingos, de 15h30 às 19h30, exceto segunda e sábado (não abre).
Abril Pro Rock reativa exposição com fotos raras das cenas musicais underground, na Torre Malakoff, com retratos de Paulo André, idealizador e produtor do festival.
A exposição conta a história das cenas musicais underground do thrash metal, do hard rock farofa e do rock funkeado pesado, que surgiram na segunda metade dos anos 80, a partir de fotos do próprio Paulo André, idealizador e produtor do festival, que esteve em diversos shows na baía de São Francisco, na Califórnia (EUA), nos anos 1988 e 1989.
Além das fotografias, a mesa expositiva tem cartazes, zines, flyers e demos tapes (fitas k70) da época. “As lembranças são basicamente do início da minha carreira como produtor, na segunda metade dos anos 80. Reunimos essas vivências raras da ocasião para apresentarmos no retorno da nossa exposição, que começou em 2012 no Abril Pro Rock de número 20”, destaca Paulo André (confira a publicação – bit.ly/3QZlezk).
O período foi marcado pelo surgimento de nomes consagrados do thrash metal, como Metallica, Vio-Lence, Forbidden e Testament, e também do rock funkeado, como Primus, Faith No More e Mordred.
A programação da Poster Arte Design IX faz parte dos 30 anos de existência do festival, que tradicionalmente vai além da produção dos shows, integrando a história da música por meio de toda a arte, como design, pintura, gravura e fotografia que resgatam memórias do próprio acervo APR. “A gente que faz o festival celebra o fato de poder levar ao público registros antigos, revisitando a história do rock e também a nossa, que contamos juntos nesses 30 anos de Abril Pro Rock”, ressalta o produtor pernambucano.
A exposição deste ano é realizada pela Astronave Iniciativas Culturais e conta com o apoio da Pitú e da Torre Malakoff, além do incentivo do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco.
Em maio deste ano, no Clube Português, o APR realizou a sua 30ª edição do festival, sendo abraçado por um público fiel do metal nacional e do underground pernambucano, nordestino e brasileiro. O evento proporcionou encontros, reencontros, novas amizades e conhecimentos sobre a cena.