Numa analogia ao caruru dos sete meninos, o Recital com gostinho de dendê promove o encontro de sete poetas para recitar versos e celebrar a literatura-terreiro, unindo a ela um momento de reverência aos Ibejis da tradição afro-brasileira e aos santos católicos.
O Caruru, será no Largo D’Ajuda, em Cachoeira, e terá em seu cardápio diverso e inclusivo: no dia 20 de setembro (sexta-feira), a partir das 15h, Conversatório sobre Bibliodiversidade, cortejo poético e musica do Recôncavo; e dia 21 (Sábado), no mesmo horário, uma programação infantil com mediação de livros e leituras e contação de histórias.
Entre a primeira Capela e a primeira casa grande da então Freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, marco zero da cidade heróica, se constitui um Quilombo da Palavra, um estado de poesia, um espaço líterocultural para celebrar a diversidade e a literatura com sete escritores, crianças/poetas, que expressam suas poéticas líteroculturais.
A partir das 20h, será a vez da poesia como arte expandida à culinária, às performances literárias, ao recital dxs sete poetas homenageados e ao samba de roda. Conectando a tradição afro-religiosa do Caruru dos Sete Meninxs à literatura e fluxos criativos contemporâneos da poesia de Beth Brait Alvin (São Paulo), Julia Elisa (Belo Horizonte), Marcus Vinícius Rodrigues (Salvador), Milica San (Salvador), Musa da Guiné (Salvador), Raquel lima (Coimbra – Portugal) e Zeze Fassmor (peruano radicado em Buenos Aires – Argentina).
Uma ação do Programa de Incentivo a Leitura e Escrita Oju Aiyê, realizado pela Portuário Atelier Editorial.
Apoio: Prefeitura de Cachoeira, Secretaria Municipal de Cultura, Casa Amefricana da Poesia @casaamefricanadepoesia
Apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Edital Calendarizados, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia