A Rede Comuá promove um webinário no dia 20/06, das 10h às 12h, para lançar a publicação “Filantropia e Comunicação Comunitária: caminhos para o fortalecimento da comunicação por direitos no contexto da sociedade civil no Brasil”. O evento terá tradução simultânea para espanhol. Para participar é preciso se inscrever até 17/06: https://bit.ly/comunicacaocomunitaria
A Rede Comuá é um espaço que reúne fundos temáticos, comunitários e fundações comunitárias, organizações doadoras independentes, que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar grupos, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil que atuam nos campos da justiça socioambiental, direitos humanos e desenvolvimento comunitário.
De autoria de Diego Cotta e Renata Saavedra e construída em diálogo com a Rede Comuá, a publicação busca analisar o cenário de apoio a esse tema, em especial a relação entre essas mídias e a filantropia comunitária no Brasil, visando entender como esses dois ecossistemas podem expandir suas parcerias e alavancar um ao outro.
A intenção da Rede Comuá é que estas reflexões possam inspirar novas ações, práticas e alianças em prol do fortalecimento da comunicação de base comunitária democrática e libertadora.
O webinário conta com a participação de:
Graciela Hopstein – diretora executiva da Rede Comuá; Rodrigo Savazoni – diretor associado do Instituto Procomum; Tony Marlon – educador e comunicador popular e colunista do UOL; Rodrigo Montaldi – gestor de programas do Fundo Casa Socioambiental; Mônica Nóbrega – coordenadora de comunicação do Fundo Brasil; Diego Cotta – pesquisador e jornalista; Renata Saavedra – pesquisadora e jornalista.
A Rede Comuá foi criada no ano de 2012, com o nome de Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social (nome alterado em 2017 para Rede de Filantropia para a Justiça Social, pelos fundos Baobá, ELAS+ Doar para Transformar, Fundo Brasil Fundo Casa Socioambiental, Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), BrazilFoundation, Instituto Rio e o Instituto Baixada.