Neste sábado, 10, aconteceu na Escola Baiana de Comunicação, o 1º Workshop de Mídias Comunitárias de Salvador. O evento foi realizado pela Rede Midicon- Rede de Midídas Comunitárias de Salvador, com apoio da Agência de Notícias das Favelas-ANF, Escola Baiana de Comunicação e a Novo Mundo Agência e Comunicação.
O encontro debateu temas como a importância do jornalismo comunitário e o empreendedorismo local, e contou com a presença dos veículos comunitários: Boca do Rio Magazine, O que fazer no Nordeste, Fala Cajazeiras, Paripe.Net, Bairro Castelo Branco, Valéria News, Valéria City, Jornalista Negra e Bairro da Paz News.
Segundo Marcelo Garcia, idealizador do Boca do Rio Magazine, debater o jornalismo comunitário é importante porque traz a realidade do povo. ”O jornalismo comunitário é a realidade desde o início das ocupações de moradias. Também é o futuro, pois reforçam as necessidades de melhorias e a qualidade de vida para as pessoas dessas regiões. Sabemos da importância dos veículos de comunicação hegemônicos, mas os veículos de bairro têm uma relevância específica. Não à toa, sempre recebemos mensagens e ligações de veículos da grande mídia, pedindo auxílio e sugestões de pautas. Isso mostra a nossa credibilidade e que temos nosso espaço consolidado”.
Marcelo ainda reforça que a ideia do Workshop vem desde a fundação do Coletivo Rede Midicon, quando aconteciam reuniões e encontros para trocas de experiências, entretanto com a pandemia as reuniões ficaram mais difíceis de acontecer. “Com a intenção de realizar um evento que reúna todos nós, tivemos a ideia do workshop. E, para agregar mais ainda, decidimos abrir o convite para outros representantes de mídia comunitária, que ainda não fazem parte do coletivo, para que esses juntem-se a nós e fortaleçam ainda mais o grupo”.
Representando a Agência de Notícias das Favelas, o editor Paulo de Almeida Filho, falou sobre apoiar iniciativas que são capazes de reunir outros movimentos e fortalecer cada vez mais a comunicação comunitária. “Apoiar uma iniciativa de comunicação comunitária, como a ideia da Rede Midicom, em promover o workshop de jornalismo comunitário, fortalece nossa proposta de fomentar e democratizar a informação, e agrega junto aos veículos de comunicação nas periferias e aos comunicadores comunitários”.
A programação foi dividida em duas etapas. No primeiro momento, aconteceu a roda de apresentações e trocas experiências dos veículos na produção comunitária.
Na segunda etapa, as foram direcionadas para o âmbito social e administrativo, com a participação do historiador Pablo Sousa, o psicólogo Carlos Danilo, o gestor Anderson Murilo (Prime Consult) e o coordenador da Escola Baiana de Comunicação, Marcello Chamusca.
Fazem parte da diretoria da Rede Midicom, os seguintes veículos comunitários: Boca do Rio Magazine, O que fazer no Nordeste, Fala Cajazeiras, Paripe.Net, Bairro da Paz, Nosso Engenho, Itapuã City, Informe Piraja.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas