O concurso Noite da Beleza Negra, é um projeto realizado pelo Coletivo Negritude Sussuarana, em parceria com o Núcleo Artístico de Favelas (NAF), Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (CEDHU) e Centro de Pastoral Afro Pe. Heitor Frisotti (Cenpah), instituições que formam a Rede Sociocultural de Favelas. O evento teve sua 12ª edição no último sábado (6), no CAPDEVER, na Rua Manoel Bispo, 54, Novo Horizonte/Sussuarana, com entrada gratuita.
O evento teve dança, música e arte afro-brasileira, com a presença aproximadamente de 500 pessoas. O corpo de jurados foi formado por personalidades do cenário nacional e internacional, como Camila Morena, rainha do bloco Malê Debalê, e o professor de dança da Universidade da Flórida, Augusto Soledade.
O concurso, que se tornou uma tradição em Sussuarana, e tem como objetivo valorizar a beleza, cultura e identidade da comunidade negra. Os vencedores têm a oportunidade de representar suas comunidades ao longo de um ano, participando de diversos eventos e atividades que destacam a importância da cultura e história negra.
O evento celebra a resistência do povo negro em Sussuarana, oferecendo visibilidade e reconhecimento para os vencedores do concurso. Além do reconhecimento, os vencedores recebem prêmios que chegam a R$ 5 mil, de acordo com a categoria.
Os vencedores do concurso ainda irão participar de um desfile na Caminhada da Consciência Negra em novembro.
Danubia Santos, coordenadora do Coletivo Negritude Sussuarana e idealizadora do evento, destaca a importância da ação. “Este é um momento de celebração e reconhecimento da beleza e representatividade negra. Além disso, é nossa contribuição para a desconstrução do processo histórico cruel que enfrentamos. Nossos antepassados também foram parte da nobreza, promovendo nosso empoderamento e autoestima”.
Candidatos com idade mínima de 12 anos participaram nas categorias de princesa, príncipe e rainha Odara.