No dia 19 de outubro, a Redes de Desenvolvimento da Maré (Redes) em parceria com várias instituições atuantes na Maré promovem o “I Seminário da Maré de Trabalho Social em Espaços Populares e Favelas” para discutir a aplicação do tema no Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é reunir profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação para repensar as políticas públicas e a intervenção do poder público nesses territórios. “Queremos discutir os desafios desse trabalho e iniciar a construção de estratégias coletivas de atuação na Maré e em outros espaços populares da cidade”, explica Eblin Farage, diretora da Redes de Desenvolvimento da Maré.

De acordo com Eblin, a organização do Seminário teve início durante um processo interno da Redes para discutir as perspectivas, objetivos e os incômodos presentes na atuação das instituições da Maré, relacionados às políticas públicas da área da assistência social, educação e saúde, assim como das organizações não governamentais, que trabalham com a garantia de direitos dos moradores.

Desde 2007, a REDES da Maré promove diferentes iniciativas que contribuem para repensar a favela a partir da participação dos diferentes atores sociais locais, através da mobilização dos moradores. Em 2009 foi realizada a I Conferência Livre de Segurança Pública e o I Seminário de Educação da Maré, ambos com o objetivo de repensar a política pública local e propor melhorias para o atendimento e a garantia de diretos dos moradores.

Serviço:

Data: 19 de outubro – terça-feira

Horário: 9h às 17h30

Local: Lona Cultural Municipal Herbert Vianna

Rua Ivanildo Alves, s/n – Nova Maré 21.3105-6815

Inscrições: Podem ser realizadas na sede da REDES, nas instituições articuladoras ou através do e-mail seminariosocialfavela@gmail.com

Programação:

9h – Mesa de abertura: Redes de Desenvolvimento da Maré, CRAS- Nelson Mandela, Proinape-Maré e Representante dos Postos de saúde da Maré

9h30 – Mesa 1: O território de atuação: espaços populares e favelas construindo caminhos para a garantia de direitos.

12h30 – almoço

13h30 – Mesa 2: As perspectivas e os desafios da atuação profissional nas políticas públicas dos Espaços Populares e Favelas do Rio de Janeiro.

17h30 – Encerramento com atividade cultural e roda de samba.

Rosilene Miliotti

8234-5871

@redesdamare

@rosimiliotti