Cerca de 700 novos ônibus serão comprados com recursos federais para o sistema BRT. Os novos veículos irão operar nos corredores Transolímpica, Transcarioca e Transoeste. Os investimentos vieram por meio de operações de crédito com o Banco do Brasil, no valor de R$ 1,2 bilhão, e com a Caixa Econômica Federal, de mais R$ 645,9 milhões.
Segundo a MOBI-Rio, concessionária responsável pelo BRT, além dos novos ônibus que estão em operação, até março de 2024 a cidade receberá os outros 270 articulados para atendimento aos corredores Transoeste (trecho entre Santa Cruz e Alvorada) e Transbrasil.
De acordo com a instituição, estes 270 novos veículos serão compatíveis com as novas normas ambientais, que preveem redução de poluentes locais. A prefeitura acertou a compra de mais 67 articulados, que serão entregues no próximo ano.
“Em 2016, o sistema BRT tinha 400 ônibus. Em janeiro de 2021, estava com 120. O que está sendo feito é permitir que a prefeitura, com o financiamento do governo federal, resolva esse problema”, afirmou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Além da compra dos novos ônibus, o dinheiro repassado pelo governo federal será investido em outras ações nos corredores do sistema BRT. Segundo a MOBI–Rio, no corredor Transoeste será realizada a obra de substituição da pista e recuperação da base do corredor. Além disso, quatro estações serão transformadas em terminais: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Santa Cruz. A estação Magarça será ampliada.
Investimento no terminal Gentileza
Outra obra que recebe investimentos do governo federal é a do Terminal Intermodal Gentileza, que integrará o novo BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que será estendido por cerca de 700 metros até a área do antigo Gasômetro.
Falando em Transbrasil – onde a obra está em fase de conclusão –, a previsão é de que o sistema BRT opere completamente com seus quatro corredores, e com 100% dos ônibus novos até o início do próximo ano. No último dia 20 de setembro, o terminal Deodoro foi inaugurado.
A Prefeitura também realizou as reformas de todas as 120 estações do Sistema BRT. Entre as melhorias realizadas, estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas, alarmes luminosos e sonoros das portas e trava automática das portas. Entre os serviços executados, estão ainda pinturas interna e externa das estações, novas instalações elétricas e reforço na iluminação.
A Prefeitura vai disponibilizar cinco garagens públicas para atendimento ao BRT, localizadas em Ramos, Curicica, Cascadura, Deodoro e Paciência.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas