Reggae Donana: Apresentações toda segunda-feira com bandas oriundas da Baixada Fluminense

As atrações musicais inseridas no evento relatam diversas críticas sociais.

Dida Nascimento e Banda / créditos: Azis Gabriel

Reggae Donana é um projeto produzido por Dida Nascimento que visa registrar, difundir e divulgar a música Reggae autoral na Baixada Fluminense. Desde os anos 80, através de suas apresentações com a banda KMD5, Dida traz em suas letras a importância de se falar e pensar numa Baixada Fluminense enquanto fazedora de cultura e potente em múltiplos sentidos, não sendo apenas disseminadora de violências.

“Não somos sub-raça, não somos o crime, não somos violência não”, trecho da música BF escrita e apresentada pelo grupo KMD5 em um clipe produzido pela TV MAXAMBOMBA (1986-2002) no final dos anos 80. Nessa época se repercutia a ideia de uma Baixada inferiorizada, violenta e criminosa e também havia propagação de uma pesquisa supostamente da UNESCO, apresentando que Belford Roxo, município da Baixada Fluminense, era a cidade mais perigosa do mundo.

Foi em Belford Roxo que tudo começou. Com mais de 30 anos de história, O Centro Cultural Donana foi um dos palcos principais do movimento Reggae carioca no início dos anos 90, tendo como expoentes grupos como: KMD5 (Negril), Lumiar (Cidade Negra), Nokaute, Cabeça de Nego entre outras.

Atualmente, o Centro Cultural Donana promove cultura e educação, servindo também como ponto de encontro definitivo para amantes da música. Dida e sua família fazem a gestão desse quintal encantador, onde acontecem diversos eventos como o Reggae Donana que busca mensalmente reacender a importância da cultura reggae e dos fatos relevantes que todo o movimento Reggae trouxe para o Brasil.

Por conta da atual conjuntura que estamos vivendo, o evento está sendo realizado em formato online pela plataforma do Youtube no canal do Centro Cultural Donana. Todas as segundas, no horário das 18:00, compartilham apresentações de bandas de reggae oriundas da Baixada Fluminense. As atrações confirmadas são: Martin Passion, Lord Reggae, Marrone Recarregue, Sangue Rasta e Dida Nascimento.

As canções das bandas que estão inseridas no Reggae Donana relatam diversas críticas sociais como desigualdade, preconceito, falta de acesso às políticas públicas de qualidade e muitos outros problemas sociais. Mas também trazem esperança por um mundo mais justo e sem preconceitos. O projeto Reggae Donana tem como público alvo jovens, adultos e idosos das periferias do Estado do Rio de Janeiro, que são acometidos por uma realidade que maltrata, porém que pode se tornar diferente através da autonomia, acesso, representatividade e reconhecimento de sua história

O evento acontece todas as segundas de março, às 18h, de forma gratuita. Para acessar é preciso entrar no Canal do Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UC_syDt5Vpw_3mk-VsqmdRqw

Para saber mais sobre o projeto:
https://www.instagram.com/centroculturaldonana/  https://www.facebook.com/centroculturaldonana

Release escrito por: Gaby Benvindo  https://www.instagram.com/gabizinhadacidadedoamor/

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clica no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas