O Instituto Nacional de Meteorologia (IMET) emitiu aviso de tempestade, com perigo potencial para o Sul do Pais, o que significa que o Rio Grande do Sul, já tão prejudicado pelas enchentes, deverá voltar a sofrer com temporais, a partir desta sexta-feira (10). De acordo com o IMET, as chuvas deverão ser mais intensas no centro-leste e nordeste do estado.
No mapa, a cor amarela indica as chuvas que atingem a região, que deverá também ter baixas temperaturas. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
O IMET orienta que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomadas.
Áreas Afetadas:
Nesta sexta-feira as áreas que serão mais afetadas são a Serrana, Noroeste Rio-grandense, Oeste Catarinense, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Grande Florianópolis.
Doações para o RS
A solidariedade das periferias brasileiras com o Rio Grande do Sul é notória, diversas comunidades têm ajudado, como podem, enviado suas doações. A ANF está com um posto de coleta em sua sede, no Bairro da Paz, Salvador.
(foto de Ricardo Stuckert)