A Associação de Surf de Itacimirim- ASITA, promoveu a primeira Remada Solidária, entre as praias da Espera e do Surf, em Itacimirim, em Camaçari, Litoral Norte baiano.
A ação contou com a participação de 15 embarcações incluindo canoa havaiana, stand up paddle, caiaque e longboard, conseguindo arrecadar alimentos não perecíveis, que foram doados para uma instituição social.
O evento contou com o monitoramento de técnicos da Salvamar em um jet sky equipado durante todo o percurso.
A iniciativa, inédita em Itacimirim, teve apoio do Condomínio Quinta das Lagoas, Cabana Franga Fogosa, Secretarias de Turismo e de Esporte, Lazer e Juventude de Camaçari e Secretaria Estadual de Turismo. Outros apoiadores também garantiram o lanche servido aos participantes e a música ao vivo, sob o comando de Carlito França e banda, dentre eles: Conselho Comunitário de Segurança de Itacimirim e Barra de Pojuca-Conseg, Associação Loteamento Praia de Itacimirim, Detroit Saúde Ambiental, Pousada Jambo, Restaurante Alecrim, Associação de Pescadores de Barra de Pojuca, Purificadores Litoral Norte e By Garage.
Para o presidente da ASITA, Waldir Miranda, o evento também valoriza o polo turístico de Itacimirim e é uma forma de integração da comunidade. “Essa é a primeira edição de várias, a ideia é confraternizar com todos os remadores. É uma remada solidária, para arrecadar alimentos para doar para entidades que trabalham com pessoas menos favorecidas, principalmente crianças, que são a base de tudo”, informou na abertura do evento.
Sem caráter competitivo, a remada promoveu um encontro de gerações entre atletas e amantes dos esportes aquáticos. O coordenador do Whãnau Canoa Club, Paulo Oliveira, liderou um grupo de remadores na recém adquirida canoa Nalu, e elogiou a iniciativa para o fomento aos esportes de remo. “O remo traz bem estar físico e emocional, estar no mar, na água, traz bem estar, que é muito necessário nos tempos atuais”, afirmou.
Marut Cortez, morador da praia de Santo Antônio, Mata de São João, fez questão de chegar cedo para a remada com os dois filhos Sidharta, de 11 anos e Farid Cortez, de 15. “O esporte é importante na formação dos jovens, precisamos oferecer opções para evitar sedentarismo, uso exagerado de aparelhos eletrônicos, desenvolve eles, é saudável”, declarou ao largar na Praia da Espera com stand up paddel.