Repórter que denuncia corrupção é ameaçado de morte em Manaus

O veículo que Alex Braga dirigia foi seguido e sofreu uma forte batida na traseira por um carro de modelo Jeep, sem placas - Foto Carlos Nascimento (GDC)

O jornalista Alex Mendes Braga, que denuncia casos de corrupção no Amazonas, foi alvo de atentado na noite de quinta-feira, 23, em um das principais avenidas de Manaus. Ele é responsável pelo programa Amazonas Diário, do Grupo Diário de Comunicação (GDC), transmitido pela Record News Manaus e, na noite de quinta, seu carro foi seguido e sofreu forte batida na traseira de Jeep sem placas. Motorista e passageiros agrediram e ameaçaram Alex.

“Um deles chegou até mim e citou o programa dizendo ‘Você está falando muito em seu programa e deve para muita gente. Nós vamos te matar’ e desferiu um soco no rosto. Logo depois mostrou que estava armado e os demais quatro homens também portavam armas. Quando percebi o perigo, saí do local correndo”, contou Alex Braga. “Seguranças de um estabelecimento comercial me ampararam. Quando voltei ao veículo, vi que tinham levado dinheiro e objetos pessoais”. Ele espera que as autoridades apurem os fatos e alcancem rapidamente os culpados.

O jornalista publica uma coluna nos jornais Diário do Amazonas e Dez Minutos.  Em nota de primeira página nos dois veículos, a empresa jornalística citou que “a garantia do trabalho da imprensa profissional assegura voz para todos os segmentos da sociedade”, ao destacar que “a liberdade de imprensa é um dos pilares do estado democrático de direito”, além de exigir  “a apuração dos fatos e a punição”.

O caso foi registrado no 19ª Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus, mas deve ser transferido para o 10º DIP devido ao local da ocorrência. A agressão foi repudiada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e pela Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos (Abraji).