A Copa do Mundo de Futebol Feminino começa nessa sexta-feira, 07/06!
Você se surpreende por não ter percebido?
Quando falamos em Copa do Mundo, o que te vem à cabeça?
Provavelmente, as ruas decoradas em verde e amarelo, a euforia das pessoas, todo mundo reunido em dias de jogos, os trabalhos dão folga, as escolas cancelam as aulas, os amigos se encostram para trocar figurinhas do ‘Álbum da Copa’.
A Copa do Mundo Feminina está chegando, a estreia da Competição Mundial é nessa sexta-feira (7), e não há nenhuma bandeirola na rua. A pergunta que fica agora é:
Quando falamos em Copa do Mundo FEMININA, o que te vem à cabeça?
A competição é um marco para as mulheres que jogam e amam o futebol, porém, comentários sexistas são encontrados com facilidade nas redes sociais. Um dos casos que mais chamou atenção foi o lançamento do álbum de figurinhas da Panini em parceria com a FIFA. O álbum contempla 17 jogadoras de cada uma das 24 seleções participantes, e diferente do que acontece com o campeonato masculino, o colecionável das mulheres viralizou de uma forma ruim.
Muitos tentam desmerecer o campeonato e a qualidade das profissionais que fazem parte dele. Um detalhe que esquecem, é que o Brasil tem um fenômeno chamado Marta. E que ela fez mais gols pela seleção brasileira que o Pelé, e que tem mais títulos individuais que craques como Cristiano Ronaldo e Messi.
Infelizmente ainda estamos longe de ver o futebol feminino ter a atenção da mídia, do público e até de patrocinadores. Aos poucos, são vistos alguns avanços.
Quem sabe na próxima competição mundial, em 2023 a visibilidade da Copa do Mundo de Futebol Feminino não se iguale a masculina.
Nos últimos tempos, nenhum mundial feminino foi tão representativo quanto esse da França. Apesar de ainda termos muito pela frente, a visibilidade da categoria está muito maior. Para começo de conversa, a Copa do Mundo Feminina de 2019 já bateu o recorde de maior venda de ingressos, com mais de 720 mil entradas comercializadas até o Abril.
O mundial realizado na França está repleto de “primeiras vezes”.
Esta é a primeira vez que a Seleção Feminina da Jamaica vai disputar o campeonato. Essa também será a primeira vez que a Seleção Brasileira Feminina jogará com um uniforme feito e pensado para elas. Provando a maior visibilidade, esse ano a competição também será transmitida pela primeira vez a história pela Rede Globo, maior emissora de canal aberto do país.
Além disso, haverá um time de mulheres comentando a Copa do Mundo na Globo e no SporTV.