Acontecerá hoje, no dia 25 de novembro, a Marcha Trans e Travesti do Rio de Janeiro, a partir das 14 horas, com concentração na Candelária em direção a Cinelândia. A realização é da Fonatrans-RJ (Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negros e Negras), com o apoio de ativistas e organizações como Capacitrans, Pela Vida, Casa Nem, Liga Transmasculina João W. Nery, entre outros.
Inaugurada no ano de 1993, com a presença de 250 participantes, a caminhada aconteceu por quatro vezes, mas teve um intervalo de 27 anos. O ato será retomado atualmente, como forma de recuperação histórica da memória trans e espaço para reivindicação de pautas da comunidade. A intenção da organização é que se torne um evento anual.
O tema da marcha deste ano é “Transcendendo a Política”, visando a inserção na política dos debates acerca das demandas deste grupo invisível perante a sociedade. A marcha contará com a presença de cantores, poetas, influenciadores e personalidades políticas, que protagonizarão o evento, apresentando cada bloco temático.
Os produtores do evento deixam um recado, convidando a participação de todas as pessoas, sejam trans ou apenas simpatizantes da causa. “O retorno da Marcha Trans e Travesti é um momento de fortalecimento na luta por nossos direitos e fomento de políticas públicas voltados para nossa população tão vulnerabilizada pela sociedade e entes públicos. Ela reflete a resistência sobre violência, apagamento e mortes. Mas não só isso, a marcha também é o momento para celebrarmos nossas vidas enquanto pessoas trans, trazendo conosco também as que se foram e que lutaram incessantemente pelos nossos. Por isso, acreditamos ser importante a participação de todos, para juntos celebrarmos nossa existência, resguardar nossos direitos e lutar por políticas públicas que nos contemplem.”.
Serviço
Marcha Trans e Travesti do Rio de Janeiro “Transcendendo a Política.’’
Trajeto: Concentração na Candelária, em direção à Cinelândia.
Horário: 14h às 20h
A marcha terá um ponto de recolhimento de doação de alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos, que serão repassados para pessoas em vulnerabilidade social.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas