Quatro dos cinco assessores especais nomeados por Abraham Wintraub foram exonerados nesta segunda-feira, 27, pelo novo Ministro da Educação, Milton Ribeiro. Apenas um auxiliar do ex-ministro foi mantido: o coronel Paulo Roberto. Foram afastados Auro Hadana Tanaka, Eduardo André de Brito Celino, Sérgio Santana e Victor Sarfatis Metta. Os cinco cargos da assessoria especial são ligados diretamente ao gabinete do ministro e costumam ser ocupados por pessoas de confiança do titular da pasta. Os novos assessores ainda não foram nomeados.
O ministro não teve tempo ainda de conversar com os secretários. A expectativa é que o secretário nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim, e a secretária de Educação Básica, Ilona Becskeházy, continuem no cargo, embora identificados com a ala ideológica, como os assessores exonerados Entretanto, técnicos do MEC aguardam que Ribeiro, tão logo volte a Brasília, faça novas mudanças.
Ribeiro testou positivo para Covid-19 quatro dias após assumir o MEC e está em São Paulo. No sábado, 25, o ministro escreveu no Twitter que os médicos constataram um início de pneumonia. “Fui à clínica e tomei via venosa antibiótico. Hoje acordei bem melhor, 10% de tosse mas ainda sem apetite”