Do morro ao asfalto, da Zona Sul à Zona Oeste, da favela ao subúrbio, os contrastes nos espaços urbanos do Rio de Janeiro extrapolam os limites geográficos. As hierarquias fundamentam-se nas esferas econômica, social, política e cultural. Como toda metrópole, o Rio carrega a ambiguidade do encontro e da separação.
Como produzir espaços que fortaleçam a cidadania e a equidade urbana? Que estratégias usar para fortalecer a integração da cidade e articular seus diversos territórios, respeitando suas particularidades? Como estimular o uso da cidade como espaço de encontros e sociabilidade?
Para discutir Cidadania e hierarquias dos espaços da cidade, o Rio de Encontros contará com Pedro Paulo Cunca Bocayuva, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade do BRICS Policy Center; Jorge Barbosa, professor da UFF e coordenador geral do Observatório das Favelas; e Manoel Ribeiro, arquiteto e urbanista. Para a mediação, convidamos a professora e coordenadora do Programa de História Oral do CPDOC/FGV, Mariana Cavalcanti.
Você está convidado a contribuir para a discussão e a difundir o conteúdo dos debates do Rio deEncontros, um fórum permanente sobre a cidade.
Dia 18 de setembro, terça-feira, das 9h às 12h30
Casa do Saber Rio – Av Epitácio Pessoa 1.164 – Lagoa
Confirme sua presença pelo endereço riodeencontros@oinstituto.org.br