Rio Grande do Norte suspende segunda etapa de reabertura do comércio

Setor comercial em Natal, Rio Grande do Norte - Foto da internet
Com a taxa de ocupação dos leitos de UTI acima de 80%, o governo do Rio Grande do Norte decidiu suspender as medidas de reabertura do comércio no estado, previstas para acontecer nesta quarta-feira, 8. Nesta fase, a programação era abrir os estabelecimentos como lojas com até 600 metros quadrados, com “porta para a rua”, e restaurantes de até 300 metros.

De acordo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes em tratamento da Covid-19 esta em 89,11%. O Rio Grande do Norte já registrou 34.984 casos do coronavírus com 1.248 mortes.

“O nosso decreto era muito claro. Tratava como indicadores tanto a questão da taxa de transmissibilidade bem como também a taxa de ocupação dos leitos. Na transmissibilidade, houve uma redução, mas no que diz respeito à taxa de ocupação de leitos, que tem que ser inferior a 80%, nós não conseguimos atingir esse patamar. Daí porque nós não vamos partir para a segunda etapa que é a continuidade da retomada das atividades econômicas”, disse a governadora Fátima Bezerra.

No dia primeiro foi autorizada a reabertura das atividades de informação, comunicação, agências de publicidade, design, salões de beleza, barbearias, estabelecimentos  com até 300 metros quadrados e com porta para a rua de alguns ramos (papelarias, bancas de revistas, comércio de produtos de climatização, de bicicletas e acessórios, de vestuário, e armarinho), todas ainda funcionando. Agentes públicos fiscalizam as regras, como uso obrigatório de máscaras de funcionários e clientes, limitação do acesso de pessoas dentro do ambiente e distanciamento social.