Equipes da Companhia de Limpeza Urbana Comlurb) prosseguem as ações de higienização nas favelas e comunidades para combater a pandemia do coronavírus. O trabalho nesta manhã, 13, começou na Comunidade do Andaraí, na Zona Norte, com o auxílio de equipamentos de limpeza como caminhões-pipas e pulverizadores. Mas a ação começou na última quinta-feira, 9, na Rocinha, e atendeu mais de 50 comunidades. São previstas higienizações nas zonas Norte, Sul e Oeste da cidade.
“As operações de higienização nas comunidades vão continuar durante o período que for necessário para minimizar os riscos da contaminação por contato pelo novo coronavírus. Vamos avaliar a cada dia onde os serviços devem ser intensificados e a frequência de acordo com o fluxo de moradores”, afirmou o presidente da Comlurb, Paulo Mangueira.
Na Zona Norte, atua uma equipe de 19 garis em seis caminhões-pipas e seis pulverizadores nas comunidades da Árvore Seca, no Lins; Parque Royal, na Ilha do Governador; Grota, na Penha, Muquiço em Guadalupe; Jacaré (incluindo a Avenida Guanabara e Rua Amaro Rangel); Engenho da Rainha (incluindo a Rua Mário Ferreira; Rua Engenho do Mato, em Tomás Coelho; Rua Álvaro de Miranda, em Pilares); Galinha, no Engenho da Rainha (incluindo a Rua Moréia e Rua Carmem Cinira); na Comunidade Vila Cascatinha, em Olaria; no Amarelinho, em Acari, na Rua 1, Rua Enorme, Rua do Meio, Rua Tavarino e Rua Maria de Lourdes.
Na favela de Acari, incluindo as ruas Paracambi, Guaiuba, Bolonha, Ipuera e Praça Nova. No Morro do Chapadão, nas ruas Lento Liberado, Javatá, Conquista, Judith, Montes Claros e Cosme e Damião. Também estão sendo atendidas as favelas Mata Machado, Tijuaçu e Dr Catrambi, no Alto da Boa Vista, o Morro do Pinto, no Santo Cristo, Morro de São Carlos, no Estácio e Morro da Mineira, no Catumbi.
Já na Zona Sul, a ação conta com 46 garis que atuam com 10 pulverizadores, quatro moto-bombas lava-jato, quatro caminhões-pipa na Rocinha, Chapéu Mangueira, no Leme, e Pavão Pavãozinho, entre Ipanema e Copacabana.
Na Zona Oeste, os serviços de higienização são em Rio das Pedras e Jacarepaguá, com 20 garis atuando com dois pulverizadores e um caminhão-pipa.