Transformação social é inovação
O terceiro dia do Rio2C, nesta quinta (28) de Abril na Cidade das Artes, Zona Oeste do Rio de Janeiro foi muito intenso com relação ao conceito Inovação.
As pautas mais evidentes foram sobre sociedade, música, tecnologia e jogos:
Sociedade o espaço STORYVILLAGE no inicio da manhã apresentou o tema sobre “O futuro do melodrama no centro do conteúdo original” no qual Raphael Montes (criador, headwriter, escritor e produtor), Juliana Soares(produtora criativa e roteirista) Monica Albuquerque (head de talentos artístico e desenvolvimento de telesseries) e Patricia Moretzsohn (criadora head writer e roteirista). Todos falaram a engajamento de telespectadores e como é a utilização dos algorítimos que criam tendências.
Games brasileiros
Tecnologia no CYBERSTAGE no final da manhã a palestra sobre o “Games brasileiros: Ultrapassando fronteiras” com a participação de Carolina Caravana, Filipe Pereira, Karina Dauch e Thiago de Freitas. Foi muito interessante a palestra que os players brasileiros apresentaram sobre desafios e perpectivas de um mercado promissor dos games nacionais mediante a expectativa do mercado internacional.
O Rock de Minas Gerais
O espaço SOUNDBEATS brindou os participantes no horário do almoço com o Rock da banda Panteras Negras de Uberaba Minas Gerais, com musicas contundentes sobre Racismo, extermínio da Juventude Negra em defesa dos Direitos Humanos o Heavy metal da periferia mineira empolgou o publico.
Comunicação: marca e diversidade
Surpreendente foi a segunda rodada do espaço HOUSE OF BRANDS com o tema “Comunicação, marca e diversidade” e as palestrantes Lina “Lin da Quebrada” primeira participante trans do BBB 2022, Mariah mulher trans formada em História da Arte, que atua no Observatório da Violência e Maria Fernanda mulher Cis da Alpargatas. Esse time f rompeu com todos os estereótipos falando de representatividade como trampolim de transformação e militância que não se resume a “limitância” ou seja, que não limite a comunidade LGBTQI.
Lina levou o publico a uma reflexão sobre os corpos Trans e perguntou ao publico:
Quantas mulheres Trans vocês conhecem? Quantas delas você abraçou hoje e quantas existem na sua FAMÍLIA?
Mariah que possui projetos de capacitação para mulheres Trans, negras e de favelas pelo Instituto Raça e Igualdade, ela falou da política de recondução que as marcas fazem, no qual este espaço não pode apenas ser conhecido para mulheres Trans brancas e que se torne mais inclusivo. E que as politicas publicas de inclusão sejam de fato comprometidas com mudanças sociais.
Maria Fernanda falou que estava presente na condição muito mais de ouvir para aprender, pois ela é uma grande aliada da causa LGBTQI e na Alpargatas (empresa das sandálias havaianas) eles possuem politicas de inclusão social.
A musica e o Metaverso
E e a ultima e impactante palestra do dia no CYBERSTAGE com o titulo a ” A musica e o Metaverso com o Fioti” colocou as favelas e periferias no radar da tecnologia musical aliada ao Games, a participação do Show no Rael no Avakin life no período da Pandemia, que levou o publico a experimentar uma realidade virtual acessível.
O Metaverso e a música agora seguem de mãos dadas principalmente sob a forte influencia do Trap e o Rap, que vem das periferias e favelas.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas