Para não deixar de atender o público durante o período da quarentena, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro receberá as denúncias e responderá dúvidas da população através do e-mail: direitoshumanos.alerj@gmail.com.
“Não é porque estamos em quarentena, reclusos em casa, que os casos de violação de Direitos Humanos diminuem. Um exemplo disso é o aumento de 50% nos casos de violência doméstica durante o período de confinamento, conforme divulgado esta semana pelo Tribunal de Justiça. Não podemos esquecer que violação de direitos não está apenas ligada à violência física. Recebemos diversas denúncias de falta de água nas favelas e periferias. Garantir água para a população é assegurar o direito à vida dessas pessoas, sobretudo durante esta pandemia”, explica a deputada estadual Renata Souza (PSOL), autora de um projeto de lei que prevê o fornecimento de água potável para todas as localidades do Rio de Janeiro, onde o abastecimento estiver irregular.
Segundo o projeto, as empresa públicas e privadas deverão distribuir água potável por meio alternativo, como por exemplo, utilizando caminhões “pipa” ou água mineral engarrafada, enquanto durar a interrupção do fornecimento regular neste período de estado de emergência em razão da pandemia do Covid19.