IMG_20141115_140932 Após a vitoriosa greve que marcou o carnaval carioca de 2014, dezenas de garis foram demitidos pela Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana). Diante da omissão do sindicato da categoria (Asseio – Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do RJ), os trabalhadores decidiram realizar o Ato Contra a Covardia da Comlurb nesta quarta-feira (19), às 15h30, em frente a porta do sindicato (Rua R. Dr. Satamini, 189 – Tijuca).

“Trabalhador tem que defender trabalhador. Não podemos abaixar a cabeça com os atos covardes da presidência da Comlurb. Vamos juntos dar uma resposta”, diz o panfleto que circula entre os garis.

“Desde o fim da greve de fevereiro, quando conquistamos aumento salarial e do valor do vale refeição, muitos colegas têm sido demitidos. Isso é um absurdo! O que nós queremos é o fim da ADI (Avaliação de Desempenho Individual) que deveria servir para ajudar no crescimento do trabalhador na empresa, mas que hoje tem um caráter punitivo e demissionista”, denuncia Célio Viana, uma das principais lideranças do movimento realizado no Carnaval.

O ato ainda reivindica a reintegração dos demitidos; o fim das perseguições e do assédio moral; o pagamento do 14o salário integral e sem buracracia; além de questionar: “por que do NÃO aumento salarial para todos os funcionários da Comlurb?

“As pessoas veem os garis como pessoas alegres, gentis, que limpam e deixam a cidade maravilhosa, mas se esquecem que a categoria vem sendo massacrada pela Comlurb”, alerta Célio. “Todos que apoiam a luta dos garis estão convidados para participar do ato”, finaliza.

Serviço:

Ato dos garis contra a covardia da Comlurb

Data: Quarta-feira (19/11)

Horário: 15h30

Local: Porta do sindicato (Asseio – Rua Dr. Satami, 189, Tijuca – Rio de Janeiro/RJ)