Os moradores da Rocinha ganham mais um projeto de acessibilidade dentro do grande programa de urbanização da comunidade. Um novo plano inclinado ligará a Rua Dois até o alto da comunidade e o Parque Ecológico, universalizando assim o acesso a essa área que será uma das mais nobres da Rocinha, com deques, quadras poliesportivas, áreas de lazer e um café. Para a construção do novo meio de acesso já estão sendo indenizadas 250 famílias, com expectativa de que a demolição das casas e as obras de instalação dos trilhos comecem muito em breve.
Pelo projeto original, feito pelo arquiteto Luiz Carlos Toledo, seria construída uma rua na região. Entretanto, segundo o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), Ícaro Moreno Junior, a ladeira ficaria muito íngreme e acabaria não servindo à comunidade. A alternativa foi construir um segundo plano inclinado na comunidade, com três estações – o primeiro já está em obras sobre o Túnel Zuzu Angel e funcionará como um limitador da comunidade.
– Hoje, que mora na Rua do Valão, por exemplo, tem de contornar a Estrada da Gávea para chegar à Rua Dois, o que consome muito tempo. O projeto inicial era da construção de uma rua que fizesse essa ligação, mas constatamos que o trecho é íngreme, o que inviabilizaria a execução do projeto. Optamos, então, pela construção do plano inclinado, que vai dar acesso não apenas à
Rua Dois, mas também ao Parque Ecológico, no alto da comunidade – ressaltou Ícaro Moreno.
A estimativa é de que as obras custem cerca de R$ 5 milhões e sejam entregues até junho de 2010. Além dessa obra, o projeto inclui a urbanização do Largo do Boiadeiro, da Rua do Valão e a construção de um Mercado Popular. A revitalização da área pode funcionar como uma âncora para o projeto de construção de uma estação da Linha Quatro do Metrô, que atenderá os moradores da Rocinha e São Conrado.
O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, antecipou que dentro do estudo da Linha Quatro do Metrô, que ligará a Zona Sul à Barra, executado pela Secretaria estadual de Transportes, está em definição o local para a estação de São Conrado/Rocinha. Esse projeto proporcionará uma alternativa de qualidade para a futura estação.
– Um dos pontos mais importantes dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é a acessibilidade. A abertura das ruas e a construção desses planos inclinados vão permitir uma melhor mobilidade da população na Rocinha. Se a estação do Metrô for construída na área será um ganho imenso para a comunidade – concluiu Pezão.
Fonte: Secretaria de Obras do Estado