Festival lança campanha que convida público a sonhar e a engajar na construção de um mundo melhor.
No início dos anos 80 nasceu, com Roberto Medina, o sonho da construção de um festival de música internacional, que aconteceria no Rio de Janeiro. O desejo de seguir os passos de seu pai, Abraham Medina, em gerar um impacto positivo para a cidade do Rio também era latente. Em janeiro de 1985, esses sonhos se tornaram realidade. Foram 10 dias de muita música, com pop, mpb, rock e com momentos emblemáticos que ficaram para a história do entretenimento, como a plateia entoando “Love of My Life” junto com Freddie Mercury, da banda Queen.
O Rock in Rio nasceu de um sonho há 37 anos, que demandou muito trabalho e determinação e, desde então, foram realizados muitos outros. Sonhou oportunidades para todos e com o Movimento Viva Rio formou mais de 3.000 jovens. Sonhou a natureza mais protegida e com parceiros e público, plantou 4 milhões de árvores. Sonhou solidariedade e com a Ação da Cidadania levou 2.5 milhões de quilos de alimentos a quem tinha fome. Sonhou sustentabilidade e entrega um festival que incentiva e premia atitudes sustentáveis.
Esses foram apenas alguns dos Sonhos “Por Um Mundo Melhor” já realizados e, com certeza, muitos outros virão. Hoje, o grande motivador da marca Rock in Rio é incentivar os novos sonhadores. Alinhado a isso, o festival lança sua nova campanha “Juntos o Sonho Acontece”, com duas ações que reforçam a potência do sonho e da união de esforços e convidam o público a engajar na construção de um mundo melhor.
A primeira é o Rock U, uma experiência de aprendizado online e gratuita, que vai beneficiar 30 mil pessoas apenas em 2022, levando conhecimento e capacitação para aqueles que desejam trabalhar no mercado de eventos.
Outra iniciativa é a volta do tradicional leilão “Fans For Change” com instrumentos musicais e outros artigos assinados por artistas que compõem o line-up do Rock in Rio, que, neste ano, além do Amazonia Live, conta com a parceria da Ação da Cidadania, principal entidade de combate à fome no Brasil.
“O Rock in Rio nasceu de um sonho e foi com muito trabalho, força de vontade e determinação que estamos aqui hoje, 37 anos depois, preparando nossa 22ª edição, 9ª no Brasil, onde tudo começou, e realizando muitos outros sonhos. E essas iniciativas trazem exatamente isso, a capacidade de transformar sonhos em realidade, ao inspirar, mobilizar e apoiar novos sonhadores, dando palco a vozes silenciosas que fazem a diferença e nunca deixaram de sonhar.”, finaliza Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.
Rock U vai capacitar profissionais para o mercado de eventos
O Rock U nasce em parceria com o Sesc RJ e o Senai RJ e será uma experiência de aprendizado online e gratuita, que busca levar conhecimento, ampliar horizontes, gerar oportunidades e qualificar profissionais para mercado do entretenimento ao vivo, por meio de uma lente de produção de excelência, marca registrada do festival. O objetivo é construir uma rede potencializadora para a indústria.
“Por meio de uma iniciativa de educação 100% desenvolvida dentro de casa, queremos transformar milhares de vidas e impulsionar muita gente que sonha trabalhar no mercado de eventos e do entretenimento ao vivo. Buscamos, por meio desse projeto, profissionalizar a indústria e legitimar o nosso papel de potencializar sonhos empreendedores que possam mudar o mundo e transformar, por meio da educação, a vida de mais de 100 mil pessoas até 2030”, afirma Roberta Medina.
A missão do projeto é gerar três eixos de impacto positivo no mercado do entretenimento ao vivo: Inclusão Social, ao acessibilizar gratuitamente as trilhas de conhecimento para jovens em estado de vulnerabilidade; Transformação Humana, por meio do desenvolvimento pessoal e profissional através da capacitação para funções operacionais e executivas e Plataforma de Empregabilidade, ao conectar os alunos capacitados ao banco de talentos Rock U. Ao fim do curso, os profissionais irão para o mercado de trabalho qualificados, motivados e com claro entendimento do papel desempenhado na cadeia de produção.
“Vão ser mais de 30 horas de conteúdo gratuito, com vídeos no formato microlearning e divididos em três trilhas, com mentores e professores com diversos olhares”, comenta Roberta. A trilha “Sonhar” foi desenvolvida a partir dos pilares da cultura Rock in Rio, em uma jornada de aprendizado modular que contribuem para a expansão do repertório do aluno e reafirmam o propósito “Por Um Mundo Melhor” e a premissa do projeto, de que tudo começa no sonho. No módulo “Fazer Acontecer”, o aluno vai escolher dentre as dez capacitações operacionais e executivas oferecidas para percorrer os caminhos das certificações por especialidade e operacional, executiva ou plena. Dentre elas, estão Segurança, Limpeza, Carregadores, Stage Hands, Operadores A&B, Produção Operacional, Operações (POE), Produção Executiva, Comunicação 360º para Eventos e Produtor A&B.
A trilha final da jornada, exclusiva para quem for trabalhar no Rock in Rio Brasil, a “Eu Faço”, busca integrar, mobilizar e capacitar tecnicamente para que o aluno faça parte do time responsável pela maior e melhor edição de todos os tempos. Os alunos que completarem o curso serão, ainda, convidados a cadastrarem seus currículos no banco de talentos do Rock U, em parceria com a Empregare, empresa de recrutamento. Os parceiros, fornecedores e agências do Rock in Rio serão incentivados a contratar os alunos qualificados pelo curso.
Festival reúne fãs e artistas por um mundo melhor e anuncia abertura do leilão “Fans For Change”
O tradicional leilão “Fans For Change” com instrumentos musicais e outros itens assinados por artistas que compõem o line-up do Rock in Rio, está de volta na edição do reencontro. Na busca por transformar o mundo em um lugar melhor, para 2022, o maior festival de música e entretenimento do mundo firmou mais uma parceria com a Ação da Cidadania, principal entidade de combate à fome no Brasil.
O Rock in Rio também vai doar para o projeto do Amazonia Live, o braço socioambiental do festival. Os instrumentos serão autografados por artistas como Coldplay, Billy Idol, Dream Theater, Marshmello e Gojira, além de um vinil com a assinatura do Blitz. Há também a possibilidade de adquirir um meet and greet com os músicos do Dream Theater durante o festival.
Para participar é muito simples, basta acessar o site E-Solidar, responsável por todos os leilões realizados pelo Rock in Rio. Também é importante ficar atento ao cronograma dos lances, pois mais artigos estarão disponíveis em breve. Para aqueles que desejam adquirir os itens autografados ou o meet and greet, já é possível dar lances aqui.
Diferente de 2017 e 2019, nesta edição, além de apoiar o Amazonia Live, o festival também chama a atenção para a luta no combate a fome por meio da Ação da Cidadania. Em 2022, as verbas irão para dois projetos: o ‘15 por 15’, um projeto social da ONG Ação de Cidadania, que visa erradicar a fome no Brasil, em que mais de 33 milhões de pessoas vivem em situação de vulnerabilidade alimentar; e o Amazonia Live, projeto socioambiental do Rock in Rio, em parceria com o Funbio e com o ISA, que visa o reflorestamento da floresta amazônica, no qual já foram plantadas mais de 4 milhões de árvores.
Este ano, o foco da campanha da Ação da Cidadania, são os chefes de família, que lutam para que não falte alimento em suas casas. A campanha chamada de pacto 15 por 15, criada pela Artplan e abraçado por muitas empresas, pessoas e parceiros, está em sinergia com a proposta do Rock in Rio e também foi abraçada pela marca. O tradicional leilão de guitarras autografadas ganha uma nova proporção. Para a edição do reencontro, o valor arrecadado no leilão de 15 instrumentos irá direto para este grande projeto, que busca acabar com a fome no país.
Lançado em 2016, o Amazonia Live é o mais audacioso projeto socioambiental do Rock in Rio, em parceria com FUNBIO, ISA, Conservação Internacional, entre outros parceiros. Ciente da sua capacidade de amplificar a discussão sobre temas relevantes, começa hoje mais uma iniciativa para engajar o público na restauração da Amazônia. Os fãs de todas as partes do mundo podem aproveitar a oportunidade única de participar do leilão, garantindo uma peça exclusiva autografada pelo seu ídolo e, ao mesmo tempo, contribuir com o reflorestamento da floresta. Além do “Fans For Change”, o público também teve a oportunidade de contribuir durante a venda de ingressos em abril deste ano.
A 9ª edição do Rock in Rio começa no dia 2 de setembro e se estende pelos dias 3, 4, 8, 9, 10 e 11. Os headliners do Palco Mundo são IRON MAIDEN, Post Malone, Justin Bieber, Guns n’ Roses, Green Day, Coldplay e Dua Lipa.
Gostou da Matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas