Uma iniciativa inovadora está melhorando a alimentação dos jovens que freqüentam o Centro Roda Viva na Comunidade Chácara do Céu.
Com o apoio do Prof. Joaquim Aguiar, que ministra aulas no Senai e Sindicato dos Panificadores, o projeto visa capacitar o instrutor Bruno Ferreira Lopes, da comunidade, e ao mesmo tempo formar a primeira turma de padeiros, com 4 alunas da comunidade. O curso terá a duração de aproximadamente cinco meses, sendo apresentadas noções de higiene, limpeza, normas ANVISA, comportamento no ambiente de trabalho, comunicação, atendimento, ingredientes e principalmente a produção de pães.
Esta iniciativa da ONG Roda Viva visa principalmente dar acesso às oportunidades de colocação no mercado de trabalho e inclusão social dos alunos, com uma profissão digna e que permitirá seu sustento em empresas com os direitos trabalhistas assegurados.
No que se refere a inovação o desafio consiste em introduzir ingredientes nutritivos nos produtos de panificação. Vários são os obstáculos a serem ultrapassados porém o resultado prático tem sido espetacular.
Alguém imaginaria um adolescente ou criança se deliciando com um pão de beterraba, cenoura, batata ou inhame? E ainda fabricados sem aditivos e com iogurte natural?
O Prof. Joaquim Aguiar adotou a estratégia de que o aspecto visual é importantíssimo para estimular os jovens a provarem os produtos fabricados na Padaria Escola da Roda Viva.
E funcionou! Os jovens se assustaram quando viram cenouras e beterrabas sendo ralados para a massa do pão, mas não resistiram ao belo visual do produto final assado. Provaram e gostaram! A foto mostra a produção de pães de beterraba pelas alunas no dia 25/Nov/2010.
O importante é desmistificar os produtos e dialogar com os jovens, mostrando os benefícios dos alimentos funcionais (que contêm ingredientes nutritivos), uma forte tendência na Europa. O Prof. Joaquim Aguiar ainda afirma que deve-se tomar muito cuidado na formulação do produto para que o gosto com a introdução dos ingredientes nutritivos não crie rejeição por parte dos consumidores.
Esta iniciativa conta com o apoio do SESC Banco Rio de Alimentos que fornece os ingredientes para a alimentação diária das crianças e adolescentes que freqüentam o projeto, sendo utilizados alguns legumes na produção dos pães.
Para aqueles que desejarem conhecer mais a ONG Roda Viva basta acessar o site www.rodaviva.org.br ou solicitar informações através um dos telefones (21) 2224-7456 ou (21) 3238-2915.
Caso haja interesse em conhecer mais sobre o projeto de pães nutritivos , entrar em contato com o Prof. Joaquim Aguiar através o e-mail j.aguiar@live.com