O projeto Nas Rodas com Tambor chega para fortalecer as tradições musicais nordestinas através de um circuito de intercâmbios culturais que acontecerá em três estados do Nordeste: Bahia, Maranhão e Pernambuco. O 1o circuito acontece neste sábado, 15 de fevereiro, em São Francisco do Conde (BA), com o Mestre anfitrião Jaime do Samba Chula Poder do Samba. A programação inclui a oficina “Entre Versos e Cocos” com o Mestre Ulisses, às 15h, seguida da Roda de Conversa sobre as confluências entre o Samba Chula e o Coco de Roda, com os Mestres Jaime e Mestre Ulisses, às 16h. O dia encerra com uma apresentação cultural, às 19h, reunindo o Samba Chula Poder do Samba e o Coco de Seu Mané.
O objetivo é promover o compartilhamento de saberes entre diferentes manifestações culturais, fomentando a conexão entre agentes culturais e comunidades locais.
O 2o encontro do circuito acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro, em São Luís (MA), no Centro Mandingueiros do Amanhã, e promove o diálogo entre o Coco de Roda e o Tambor de Crioula. O evento contará com oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais com a participação dos grupos Coco de Seu Mané e Tambor de Crioula Iaiá de São Benedito.
O 3o e último encontro será realizado no mês de março, em Olinda (PE), encerrando o circuito com um grande intercâmbio que reúne os três grupos participantes: Coco de Seu Mané, Samba Chula Poder do Samba e Tambor de Crioula Iaiá de São Benedito. As atividades ocorreram no Centro de Capoeira Lua de São Jorge e no Polo Cultural da Cidade Tabajara, com oficinas, rodas de conversa e shows que celebram a diversidade e a ancestralidade da cultura popular nordestina.
O projeto é fomentado pelo edital Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023, do programa Rede das Artes da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), reforçando o compromisso com a preservação e a difusão das tradições culturais brasileiras.