Nesta quarta-feira, 9, aconteceu mais uma edição do Ryla (Seminário Rotary de Liderança Juvenil), com o tema Jornalismo, dentro da programação da Feira do Empreendedorismo, no CEMPA- Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, Bairro da Paz, Salvador. A palestra temática foi ministrada pelo jornalista e produtor cultural Ivan Costa, membro da Agência de Notícias das Favelas.

“Acho importante falar sobre profissões no âmbito educacional, principalmente quando esse processo norteia jovens que saem do ensino médio e estão a um passo de escolher uma profissão”, comenta Ivan Costa.

Ivan Costa, jornalista e produtor cultural

O evento teve o foco nas ações desenvolvidas por estudantes e moradores do Bairro da Paz. A programação contou com exposição, rodas de conversas, orientação profissional, cursos e oficinas.

Segundo, Ivan, “necessário contribuir e tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho, afinal, as expectativas são muitas para os jovens, e na maioria das vezes a escolha profissional é feita pela imposição dos pais e não por livre escolha”.

Além de profissionais de diversas áreas de atuação, equipe técnica do Rotary Club, o público foi composto em sua maioria por adolescentes e jovens, estudantes, e educadores e a direção do CEMPA.

Ryla- Rotary Club Salvador

RYLA, é um programa oficial do Rotary Club, cujo o significado é: Prêmios Rotary de Liderança Juvenil ou Seminários Rotary de Liderança Juvenil.

O RYLA é voltado para a orientação profissional de jovens que cursam o 3° ano do ensino médio com o objetivo de fornecer informações profissionais sobre mercado de trabalho e suas carreiras, dentre elas a carreira.

Artigo anteriorMarcação-PB: única cidade do Brasil que elegeu prefeita e todos vereadores indígenas
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.