As enchentes no Rio Grande do Sul afetaram a vida de 1,47 milhão de pessoas em 425 municípios, o que representa 85,5% das 497 cidades gaúchas. A população gaúcha necessita de muita ajuda. Segundo dados da Defesa Civil estadual, 105 pessoas morreram, 130 pessoas estão desaparecidas e 163 mil estão sem casa, são pessoas que estão em abrigo, nas residências de familiares ou amigos. Nos abrigos mantidos pelas prefeituras e pela sociedade civil, estão 67,4 mil pessoas.
A sede da Agência de Notícias das Favelas-ANF, no Bairro da Paz, em Salvador, é um ponto de coleta de doações para as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. Voluntários estão recebendo água, alimentos não perecíveis e roupas. Está funcionando de segunda a sábado, das 09h às 17h. Rua da União, N5, Bairro da Paz. Informações (71) 991484907
A previsão do tempo, partir desta quinta-feira (9), é de frio e seco na maior parte do Rio Grande do Sul. As temperaturas vão cair, chegando até a 4 graus Celsius (ºC) nas regiões serranas. Em Porto Alegre, a mínima deve ser de 12ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
(Foto MST).