Salvador atende mulheres transgênero, travestis e pessoas não binárias para consultas e exames de próstata

Em Salvador, existem cerca de cinco mil mulheres transgênero- Crédito: iStock

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estima-se que cerca de cinco mil mulheres trans vivem na capital baiana. Diante deste quadro, e dando ênfase a campanha Novembro Azul, algumas unidades de saúde estão reforçadas com equipes multidisciplinares para o atendimento integral da saúde do homem, inclusive com médicos urologistas.

Para ter o atendimento de consultas ou exames, é necessário realizar agendamento através de agendamento nos centros de saúde. Todo atendimento é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Salvador, existem 153 unidades básicas de saúde da rede municipal.

Entre os locais que estão atendendo para consultas e exames com médicos urologistas, está o Centro Médico na Avenida Carlos Gomes, localizado no Centro da cidade, no bairro Vale das Pedrinhas, periferia de Salvador, gerenciados pelo Instituto Saúde e Cidadania.

Atenção

Uma das características de quem está com câncer de próstata é a frequente vontade de urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen.

O Ministério da Saúde, recomenda que a partir dos 50 anos de idade o homem precisa fazer anualmente o exame de toque retal, procedimento mais eficaz para detecção precoce de qualquer alteração na próstata. Indivíduos com histórico familiar da doença devem realizar o exame com 45 anos de idade.

Leia mais: Fundação realiza consulta com urologista e exame de próstata gratuitamente, em Salvador