De Salvador
Depois de um período sem publicações, voltei para relatar toda a movimentação do mês de novembro no Bairro da Paz, em Salvador. A cada ano, as atividades ficam mais intensas e amplas, e sempre há novidades. O novembro de 2016 no bairro foi recheado de atividades voltadas para o debate da consciência negra, educação, cultura e esporte. Nas escolas, ONGs, espaços comunitários, instituições religiosas e nas ruas, todos esse locais serviram para o desenvolvimento das atividades. E, por consequência de ações positivas e que valorizam a autoestima dos moradores, muitas ações tiveram suas amostras de talentos que ultrapassaram o perímetro do bairro e alcançaram outra região do pais.
Talentos do Bairro da Paz:
No inicio do mês, o estudante Iuri Carvalho, morador do Bairro da Paz, representou o Estado da Bahia no Congresso Brasileiro de Química em Belém do Pará. Houve uma campanha de solidariedade para arrecadar os custos da viagem (passagem, alimentação e hospedagem). Iuri divide o tempo dos estudos com a orquestra Neojiba.
No concurso de beleza Garota BCS 2016, realizado pela Base Comunitária de Segurança, o Bairro da Paz ficou em evidência através da moradora Vitória Ribeiro. Ela ficou em segundo lugar. A disputa do prêmio foi bem acirrada, com candidatas de outros 16 bairros.
Ações socioculturais desenvolvidas no Bairro da Paz:
Aí está a equipe responsável por fotografar o Bairro da Paz no Projeto “Salvador por Dentro” da Fundação Pierre Verger. As fotos vão fazer parte da exposição “Paisagens Urbanas”, no Forte de Santa Maria, no Porto da Barra.
O Bairro da Paz sediou recentemente o primeiro campeonato de boxe infanto juvenil.
Também tivemos a ação realizada pela academia de capoeira do mestre Paulo dos Anjos, Anjos de Angola.
O Instituto Socioeducacional Apompaz apresentou o seminário “Nova Reforma do Ensino Médio: O Desafio de uma Sociedade que Pensa”.
Ontem, a banda Futuro do Reggae fez um show com Seu Jah no Espaço Natural.
Na terça, teremos um debate sobre consciência no Centro de Referência e Ação Social.
Agradeço a toda equipe da ANF pela oportunidade e espaço para publicar ações referentes ao Bairro da Paz. Juntos somos mais fortes.