Salvador completa 472 anos em meio a pandemia da Covid-19

Primeira capital do Brasil foi fundada em 1549- Crédito: BahiaSocialVip

Salvador completa, nesta segunda-feira (29), 472 anos de fundação. O nome dado à capital baiana em sua fundação foi Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos.

Na mesma data no ano de 1549 Tomé de Sousa foi nomeado governador-geral do Brasil, e sua comitiva aportaram nas terras soteropolitanas com a missão de fundar uma cidade fortaleza e a primeira metrópole portuguesa na América, a mandos do então rei de Portugal D. João III.

Salvador vem lutando ao longo dos anos para vencer toda desigualdade, em todos os seguimentos seja no centro ou na periferia da cidade.

Com seus  habitantes chamados de soteropolitanos gentílico, criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, “cidade do Salvador”, a cidade possui 2.902.927 habitantes.
 
Salvador é o município mais populoso do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina sua região metropolitana.
 
A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado. Também já recebeu alguns nomes, como o de “Capital da Alegria“, devido aos enormes festejos populares como o carnaval, e “Roma Negra” por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.
 

Por conta da pandemia da Covid-19 não haverá eventos abertos ao público, seja de atrações artísticas nos principais pontos das cidade como em anos anteriores ou de celebrações religiosas.

Através de um passeio virtual é possível visitar vários pontos turísticos da capital baiana, curiosidades e também conhecer locais não tão conhecidos dos soteropolitanos e turistas.

Acesse e acompanhe as programações virtuais programadas para o aniversário de Salvador 472 anos

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas