A prefeitura de Salvador vai autorizar nesta segunda-feira, 10, a reabertura de parte do comércio dentro da 2ª fase dos protocolos de segurança. Essa etapa só será possível porque a ocupação dos leitos de UTI por pacientes com Covid-19 ter permanecido abaixo de 60% durante os últimos sete dias. A primeira fase foi iniciada no dia 24 de julho com a abertura dos shoppings, apesar de várias restrições, entre elas as praças de alimentação fechadas. Todos os serviços não essenciais estão proibidos desde março.
Nesta segunda fase aproximadamente 30 mil estabelecimentos comerciais serão autorizados para o funcionamento, como salões de beleza, barbearias, lanchonetes, bares, restaurantes, centro culturais, praças de alimentação dos shoppings e academias instaladas nos centros de compras.
A frota de ônibus também terá ampliação de 70% para 80% dos ônibus circulando na capital, reduzindo riscos de aglomeração em pontos de ônibus e superlotação dos coletivos. Assim, a frota vai contar com 1.770 veículos que serão distribuídos, principalmente, em horários de pico: das 5h às 12h e de 15h às 21h.
“Nós vamos acompanhar com toda a atenção cada uma das atividades. Não vamos tolerar descumprimentos aos protocolos e seremos ainda mais rigorosos na fiscalização, com uma lupa nos bares. Se tudo for bem, maravilha, a vida aos poucos vai se organizando. Se houver riscos, iremos tomar medidas duras”, declarou ACM Neto, prefeito de Salvador.