Crédito: Reprodução

As medidas restritivas setorializadas de enfrentamento ao coronavírus serão implantadas em Salvador. A partir de hoje, 10, entram na lista os bairros de Itapuã e São Caetano, devido ao aumento de casos de pessoas infectados nos últimos dias.

Já nos bairros de Periperi e Sussuarana as medidas começam a valer a partir de quinta-feira 11.

Assim, Salvador vai contar com nove bairros com as medidas restritivas, são eles: Periperi e Sussuarana, Paripe, Beiru/Tancredo Neves, Fazenda Grande do Retiro, Pernambués, São Marcos, Itapuã e São Caetano.

Em Periperi, que já estava com as medidas em atuação, terá prorrogação por mais uma semana, continuando com a interdição das ruas Carlos Gomes e Ambrósio Calmon, nos trechos entre a Rua das Pedrinhas e o mercado municipal, ficarão fechada. Com isso, o bairro chegará a terceira semana com permissão de funcionamento exclusiva para estabelecimentos que prestam atividades essenciais, como farmácias e mercados, além da realização de testes rápidos para coronavírus.

Algumas fake news sobre a flexibilização do comércio local foram divulgadas na cidade, e sobre isso, o prefeito ACM disse e seguinte: “Queria dizer que ainda não há segurança para anunciar o retorno de shoppings. Sei que lojistas estão aflitos, mas não temos condições de permitir sem segurança. Sabemos do efeito econômico da cidade, a pressão tende a ser maior. Mas a minha decisão será tomada priorizando o cuidado e a vida das pessoas. Se eu abrir e tiver colapso no sistema de saúde, vou ter que fechar tudo. Não seria razoável. Os índices de taxa de ocupação permanecerem elevados, não haverá um decreto na medida de flexibilizar as atividades comerciais”.

Estabelecimentos como shoppings, teatros, cinemas e academias de ginástica estão impedidos de funcionar desde março. O decreto atual vence na próxima segunda-feira (15).