A partir desta segunda-feira, 7, Salvador dará início às ações da Semana de Mobilização Nacional de combate ao Aedes aegypti. A programação de atividades acontece com foco para a prevenção às três doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya. O cronograma vai até a próxima sexta-feira, 11.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), durante toda a semana, os profissionais realizarão as ações em diversos bairros da cidade.
Os agentes de combate às endemias da prefeitura de Salvador farão inspeções em praças, templos de religiões de matriz africana, hotéis e unidades de saúde; à ação contará com auxílio de um chaveiro para abertura de imóveis fechados com possíveis focos. Serão feitas retiradas de materiais sem utilidade das residências de acumuladores.
Além disso, vão acontecer mutirões de limpeza nos bairros da cidade em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), monitoramento em bueiros e atividades educativas como panfletagem em locais de grande circulação de pessoas.
Sintomas da dengue, zika e chikungunya
Dengue: Manchas e erupções na pele (principalmente na região do tórax e membros superiores), náuseas e vômitos, Tontura e Moleza e extremo cansaço.
Zika: Dor atrás dos olhos, Conjuntivite, Erupções cutâneas avermelhadas que podem coçar, Dor abdominal (pouco comum).
Chikungunya: Fadiga, náuseas, vômitos, dor de cabeça.
A primeira ação do primeiro dia de atividade será um mutirão de limpeza para recolhimento de entulho e outros materiais no bairro de Cassange, periferia de Salvador.