Representantes da comunidade, dos povos de santo, indígenas e movimento negro, além de outros grupos sociais, se reuniram com a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, Secretária Municipal da Reparação, Ivete Sacramento, técnicos da Seinfra, para protestar sobre projeto nas Dunas do Abaeté.
A reclamação da comunidade se refere ao Projeto de Lei 411/2021, que propõe a requalificação e urbanização na Área de Proteção Ambiental das Lagoas e Dunas do Abaeté
Além disso, a proposta também visa mudar o nome do local para “Monte Santo Deus Proverá”, o que poder cercear o direito da comunidade do candomblé e também a indígena.
Moradores afirmam que não foram ouvidos pela gestão municipal para a realização do projeto.
A ordem de serviço foi assinada na última quinta-feira, 10, e os manifestantes protestaram nas dunas de Itapuã, ao lado da avenida Dorival Caymmi.
O projeto prevê a construção de uma sede, sanitários, auditório, iluminação, macro e microdrenagem, recantos e mirantes, dentre outros itens.
De acordo com a prefeitura, a previsão é de que as intervenções nas Dunas de Itapuã sejam realizadas em uma área de 5.654 m², sendo 1.900 m² de área construída, com investimento de R$ 5 milhões, aproximadamente.
Outros diálogos também foram encaminhados, para que todos os seguimentos possam ser contemplados, e sobretudo escutados antes de qualquer intervenção.
Como no caso da turma do futebol da Rua Itapuã, que possui mais de 40 anos de tradição.
Em breve o projeto será reapresentado de forma ampla para a comunidade.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas