O recadastramento do cartão SUS, em Salvador, foi prorrogado até 30 de abril de 2021. O prazo vigente colocava 31 de dezembro 2020, como data limite para o recadastro.
Cerca de 2,5 milhões de soteropolitanos já fizeram o procedimento, que é obrigatório. Isso representa 84% dos moradores da cidade.
Aproximadamente 1,7 milhão de pessoas utilizaram o serviço digital através do formulário virtual disponível no recadastramento do SUS Salvador
Salvador ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que seria de fazer a atualização de pelo menos 70% da população que mora no município.
O procedimento é uma exigência do governo federal, que determinou um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento a principal estratégia de transferência de recursos da União para os gestores municipais.
Outras formas de recadastro
O recadastramento pode ser feito de forma presencial em uma das 153 unidades básicas da rede municipal, com o agente comunitário de saúde.
Os beneficiários precisão informar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau.
Uma única pessoal pode realizar o cadastro dos demais membros da famílias, apresentando toda documentação.
O cadastro será validado depois que o beneficiário compareça à unidade de saúde. Quem já tem o cadastro realizado pelo agente comunitário não precisam realizar novamente.