O palco alternativo na Rua da Moeda, no Recife Antigo, fez parte do roteiro carnavalesco do último sábado, 10, com o Pólo do Samba, e teve a apresentação de Gerlane Lopes, com o show “De Canto a Canto” É Pernambuco, é carnaval, uma das sambistas mais respeitadas do estado.
A cantora Vanessa da Mata marcou presença no Marco Zero, um dos pólos alternativos do carnaval do Recife. Ao todo são 18 polos descentralizados, incluindo seis dedicados exclusivamente ao público infantil: Parques da Macaxeira, Dona Lindu, Graças, Jaqueira, Santana e Rua da Aurora.
Nos demais polos espalhados pela cidade (Alto José do Pinho, Bomba do Hemetério, Brasília Teimosa, Casa Amarela, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá, Jardim São Paulo, Linha do Tiro, Novo Cais, Poço da Panela e Várzea), os shows acontecem a partir deste domingo (11) e vão até a Terça-Feira Gorda (13).
No caso do polo Ibura, a festa se estende até a quarta de Cinzas, quando o já tradicional festival Cinzas da Diversidade celebrará a cena LGBTQIA+ a partir das 18h.
Artistas como Alceu, Banda Sentimento, Rubel, Art Popular, Geraldo Azevedo, Fundo de Quintal, Mc Sheldon, Dadá Boladão, Mundo Livre, Devotos, Os Neiffs, Pato Fu – Música de Brinquedo, Banda Kitara, Marcelo D2, Samuel Rosa, Paralamas do Sucesso, Bonsucesso Samba Clube, Arnaldo Antunes e Felipe Catto são alguns dos nomes responsáveis por animar os brincantes durante a Folia de Momo na cidade.
Os polos vão ser sempre iniciados pela salvaguarda dos brinquedos e brincantes com espetáculos da Matriz de Cultura Popular (MCP), que trazem ao público as tradições das agremiações que fazem no Carnaval do Recife o maior em linha reta.
A programação não vai faltar os ursos, clubes de bonecos, afoxés, maracatus, bois, clubes de índios, caboclinhos, escolas de samba, passistas e cirandas.