Nem o BRT e nem o Trem encurtaram tanta a distância entre Santa Cruz e o Centro do Rio de Janeiro quanto o lançamento do livro “Santa Cruz na Real”, do escritor Jessé Andarilho, cria da favela do Antares.
Lançado na última segunda-feira, 15, no Museu de Arte do Rio – MAR o livro apresenta em quase 200 páginas as histórias, memórias de luta e sonhos para o futuro de 15 personalidades de Santa Cruz trazidos para o conhecimento do grande público pelo trabalho de Jessé Andarilho. Essas histórias de vida ajudam a contar novas histórias da Santa Cruz de hoje.
“Realizar o lançamento do livro no centro da cidade é uma das formas de fazer conhecer as histórias que estão na margem, e ocupar com as nossas historias todos os espaços da cidade!” Afirma Viajante Lírico, agente cultural da Zona Oeste e membro do coletivo Marginow.
“O Santa Cruz na Real é uma resposta para aqueles que não levam a sério a produção de saberes e narrativas de pessoas periféricas e frequentemente marginalizadas. Poder escrever, criar e contar a nossa própria história rompe um ciclo de silenciamento e coloca nossa perspectiva e vivência no centro.” Salienta Moanan Couto, moradora de Santa Cruz.
Estiveram presentes no lançamento, a Diretora de Relacionamento com a Comunidade da Ternium, Fernanda Candeias, Eduardo Nascimento representante do Ministério da Cultura; A diretora do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), Sinara Rúbia; Do Criador da ANF André Fernandes; do Coordenador-Geral do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica (NOPH), Bruno Almeida e dentre as personalidades presentes no livro como WG, Leonardo Ribeiro, Alexandre Damascena, Edite Moraes e Andressa Lobo também marcaram presença no Lançamento.
O livro é uma realização do Ministério da Cultura através da Lei de incentivo a Cultura – Lei Rounaet com o patrocínio da Ternium e produção da Editoria Marginow.