São Luís é a primeira capital do Nordeste a decretar lockdown contra o coronavírus

Reprodução

Maranhão decreta lockdown começando pela capital, São Luís e mais três cidades da região metropolitana. A medida tem prazo até dia 14/05 para controlar o avanço da pandemia da Covid 19.

A quantidade de leito com UTI no estado está no limite de ocupação, e a população não têm colaborado quanto as orientações do isolamento social. Diante desse cenário que beira um caos, com o estado ocupando o 6º lugar com número de pessoas infectados, a decisão sobre adotar o lockdown foi uma ação judicial que foi acatada pelo governador do estado.

Além da capital, as cidades de São José do Ribamar, Raposa e Passo do Lumiar, também estão adotando a medida mais rígida de isolamento social.

Segundo o governador Flávio Dino, a meta é chegar a 80% isolamento, “temos uma ferramenta que mede isso e vamos ter o comparativo de três dias na próxima quinta-feira. Se houver um bom nível de cumprimento até dia 14 podemos suspender. Se não, posso restringir ainda mais a circulação”.

Foram instaladas várias barreiras em diversos pontos das cidades para evitar a circulação de pessoas e veículos. Só poderão sair de casa os trabalhadores que exercem atividades essenciais, e que estejam com uma declaração especificando tal serviço emitida pelas empresas. Quem desobedecer as orientações poderá ser preso.