Com 3.045 mortes e 37.853 casos confirmados, o estado de São Paulo avança na liderança da pandemia no país e decreta, a parir de hoje, 6, luto oficial “enquanto a crise do coronavírus e a pandemia perdurarem”, nas palavras do governador João Dória, ao fazer o anúncio. O baixo índice do isolamento social, de 47% da população, é apontado como fator principal do avanço da doença e Dória responsabiliza diretamente o presidente Jair Bolsonaro por esta flexibilização informal da quarentena:
“O que tem estimulado lamentavelmente a conduta das pessoas é o comportamento errático do presidente do Brasil, que, dando maus exemplos, todos os finais de semana sai para fazer passeios na Esplanada dos Ministérios ou em cidades-satélite de Brasília, negando a ciência, a orientação do isolamento e dando um péssimo exemplo aos brasileiros”, disse.
O governador também chamou a atenção para o maior volume de mortos da história de São Paulo em todos os tempos, “numa circunstância onde em menos de 60 dias 3.000 vidas foram perdidas”. No atual patamar de isolamento, o governo estadual teme que o sistema de saúde não aguente a demanda. A ocupação da UTI no estado é de 67,2% e, na Grande São Paulo, de 86,6% no momento.
João Dória voltou a anunciar serviços online pelo Poupatempo. Agora, foi lançado um aplicativo que dá acesso 60 serviços públicos diferentes pelo celular, sem necessidade de deslocamento a um posto físico. O aplicativo pode ser baixado por meio da Google Play ou Apple Store.