O Saque-Calamidade pode ser feito pelos trabalhadores que tenham recursos disponíveis no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que sejam residentes nas áreas alagadas no Rio Grande do Sul, indicadas pelas secretarias municipais de Defesa Civil. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta.
Para pedir a liberação do dinheiro, o trabalhador deve entrar no aplicativo FGTS e fazer a solicitação, clicando em “Solicitar meu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”; clicar em “Calamidade pública” — Informar o nome do município e selecionar na lista disponível, depois digitar o CEP e o número da residência do trabalhador.
Os documentos necessários para o saque-calamidade são a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte; foto do próprio rosto (selfie), na qual que o documento apresentado; comprovante de residência em nome do trabalhador, como conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV e fatura de cartão de crédito, emitido até 120 dias antes da decretação das enchentes; ou certidão de casamento ou escritura pública de união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro. Caso o trabalhador tenha perdido todos os seus documentos nas águas, deverá apresentar a declaração do município atestando que é morador da região afetada.
Link para baixar o aplicativo FGTS: https://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/app-fgts.aspx
(Foto: Site FGTS)