Em abril de 2018, o Colégio Estadual Luis Viana, localizado no bairro de Brotas, em Salvador-Ba, iniciou-se o projeto Escolas Culturais no município. De “lá pra cá”, a escola vem experimentando uma agenda cultural bastante interessante.
O projeto é do governo do estado da Bahia e executado pelo Instituto de Ação Social Pela Música (IASPM), presente em 85 municípios do estado, envolvendo três secretarias, da educação, da cultura, e a de justiça, direitos humanos e desenvolvimento social, com o objetivo de dinamizar a cultura nos municípios contemplados entre os territórios de identidade do estado da Bahia.
Nesse mês de junho, já ocorreu o bate-papo literário (dia 06) que contou com a presença e conversa com o designer gráfico, escritor e músico Adilson Passos, autor da obra infanto-juvenil “As mulheres Abayomi”; e o CineEscola (dia 15), com a exibição do filme “Pantera Negra”, seguido de um bate-papo com o Prof. Luciano Lopes (Cineclube “o Cinema vai à escola”), os rappers e poetas Danilo Lisboa e Vinicius Araujo, e mediado por Prof. Paulo Almeida (Paulo Vendaval), historiador, poeta e coordenador do Escolas Culturais de Salvador).
Ainda neste mês (junho), acontece, no dia 19 (terça-feira), das 16hs às 20h30min, no Colégio Estadual Luis Viana (Brotas, Salvador-BA), o sarau poético e temático Meu Lugar de Fala: edição escolas culturais, que leva a temática: Direitos Humanos e Mulher Negra, uma parceria entre o projeto Escolas Culturais Salvador e o sarau Meu Lugar de Fala – poesia e direitos humanos. É a segunda edição do sarau, sendo que a primeira foi executada na Universidade Católica do Salvador (BA) de forma independente pelo sarau, em 2017. O sarau deste dia 19, é aberto ao público e conta com o apoio de poetas e poetisas, além de coletivos poéticos e artistas diversos do município de salvador e Lauro de Freitas, como o poeta Evanilson Alves (Salvador), a poetisa Tina Tude (Lauro de Freitas), o grupo de dança Black Dance (Salvador), a advogada Larissa Guedes, integrante do Coletivo Tamo Juntas (Salvador), o grafiteiro Lee 27 (Salvador), a poetisa Letícia Argolo (Salvador), a poetisa Luz Pretah, o rapper Ooddua MC, a poetisa Pollyanna Menezes, do coletivo Vira-Lata e os poetas Jordan Vieira (Seven gang), e Pedro Zaqui. O sarau também contará com apresentações musicais em formato pocket-show com a banda Vergê.
Todas e todos convocados para o sarau Meu Lugar de Fala!