Os artistas e técnicos do teatro e do audiovisual gaúcho estão passando por uma situação semelhante ao período da pandemia do Covid 19. Eles sabem que as atividades culturais serão as últimas a serem normalizadas, quando as águas baixarem, e isso pode durar muitos meses. A situação é especialmente grave para os profissionais que moram nas periferias, nas ilhas do Guaíba, da capital, onde se concentram esses profissionais.

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul (SATED RS), está com campanha para ajudar os trabalhadores e trabalhadoras das Artes Cênicas e do Cinema, vítimas das enchentes que devastaram o estado. Além de doações em dinheiro, que podem ser feitas através do PIX, estão sendo aceitas doações de cestas básicas que podem ser enviadas para a Casa do Artista Riograndense, Rua Anchieta, 280, Bairro Anchieta, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Para o produtor de cinema, Beto Rodrigues, a campanha do SATED RS, com o apoio de outros sindicatos, como o SATED do Rio de Janeiro que está mobilizado para ajudar os colegas gaúchos, recolhendo doações , é “muito bem vinda, pois os segmentos do teatro e do audiovisual são áreas de atuação coletiva, pois muita gente que atua na base desses setores mora nas periferias de Porto Alegre e nas Ilhas do Guaíba, muitos perderam tudo, onde a invasão das água foi muito mais poderosa”.

Na imagem abaixo dados para doação.

(Foto de Gilvan Rocha – AB)