Saúde: Campanha Dezembro Laranja aborda os cuidados contra o câncer de pele

Crédito: Tainara Carvalho

A campanha Dezembro Laranja, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, surgiu com o propósito de combater e prevenir contra o câncer de pele, que, de acordo com o Inca – Instituto Nacional de Câncer, é o tipo mais frequente no mundo e no Brasil.

O câncer de pele ocorre quando há uma proliferação de células anormais na pele, desorganizando suas estruturas e funções. Os longos períodos de exposição solar, sem proteção, além dos fatores genéticos e hormonais associados, estão dentre os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento deste câncer.

O combate ao câncer de pele se dá, basicamente, pela proteção solar. Para isso, a dermatologista aconselha utilizar diariamente protetores com o FPS – fator de proteção solar – maior ou igual a 50, sobretudo nas temporadas mais quentes, usar camisas e bonés de proteção, evitar a frequência de exposição nos horários de maior incidência de irradiação UVB (aqueles raios que deixam a pele mais vermelha), que é em torno das 10h às 14h.

Além disso, é indispensável a consulta regular uma vez ao ano a um profissional de sua confiança, para mostrar os sinais, ver se sofreu alguma alteração ou crescimento, e, a forma ideal de prevenção.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

Artigo anteriorAssociação Morcegos em Ação: trabalho de inclusão com deficientes visuais em Ubajara/CE
Próximo artigoDia da Justiça- 8 de dezembro
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.