Saúde da Bahia está na terapia intensiva da pandemia

Os leitos de UTI adulto estão com 80% de ocupação- Crédito: Paula Fróes GOV/Ba

Autoridades de saúde e gestores públicos da Bahia emitiram comunicado na tarde de desta sexta-feira, 10, preocupados com a taxa de ocupação dos leitos de UTI, que já se aproxima do limite. A falta de compreensão em obedecer às orientações de saúde, seja para os cuidados de higiene ou para o distanciamento social tem sido um dos motivos para que o número de casos continue crescendo em todo estado, em especial na região metropolitana e na zona rural.

“Nós estamos fazendo um investimento grande em todas as regiões com a implantação de novos leitos e de unidades de retaguarda, mas isso não será suficiente se cada um não fizer a sua parte. Desde o período das festas juninas, temos registrado um crescimento alarmante no número de casos no interior. Se as taxas de contágio continuarem crescendo, chegará um momento que, independentemente do investimento que façamos na criação de novos leitos de UTI, o nosso sistema de saúde pode entrar em colapso”, diz o comunicado.

Mais de 90 cidades apresentam alto índice de pessoas contaminadas, e muitas delas com o número de leitos já está acima de 80% de ocupação, o que pode provocar um colapso a qualquer momento, se medidas mais rígidas não forem tomadas o quanto antes. O número de jovens contaminados cresceu bastante, o que mostra um certo relaxamento nos cuidados com as medidas adotadas pelo sistema de saúde.