A sétima edição do Boletim mensal InfoMulher chega trazendo pautas relacionadas ao dia 25 de julho, Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha. O projeto, que é desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher, traz dados e informações sobre as temáticas que atravessam a vida das mulheres negras no Brasil.
Um dos pontos levantados diz respeito ao que os dados apontam, mostrando que a superação da desigualdade é o maior desafio enfrentado atualmente. Considerando sobretudo que 5 a cada 10 mulheres cariocas são negras e atravessam desigualdades em diversas agendas, como de saúde, violência, trabalho, política e etc, que as colocam em graus de vulnerabilidade maiores do que o restante da população.
A entrevistada desta edição é Tainah Pereira, coordenadora de ações étnico-raciais e diversidades da SPM-Rio, contando um pouco sobre a agenda do “Mês das Pretas”, Mês de Referência das Lutas de Mulheres Negras e a importância desse trabalho vindo da Prefeitura, assim como de ações propositivas antirracistas. Além disso, ela comenta também sobre os avanços que identifica na diversidade étnico-racial no cenário carioca, entre outras questões que se atravessam.
O boletim também traz atualizações sobre os trabalhos que vem desenvolvendo, e entre os com mais destaque está o Comitê Marielle Franco de Prevenção e Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres, que tem como principais objetivos a garantia de memória para as mulheres vítimas da violência de política, o monitoramento de casos e ações de comunicação para prevenção desta forma de violência contra as pessoas de sexo feminino
Dentre as informações mais relevantes está a assinatura do pacto para combater violências contra as mulheres, realizado pela Prefeitura em parceria com a Secretaria. O acordo tem por objetivo unir esforços para uma atuação coordenada na prevenção e no combate desse tipo de crime.
Para saber mais sobre a realidade da mulher negra na cidade do Rio de Janeiro e ficar por dentro das atividades realizadas para celebrar o Mês das Pretas, é só acessar o link: https://bit.ly/infomulher_07
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas